RESENHA | O SOL É PARA TODOS – HARPER LEE

Eu queria que você visse o que é realmente coragem, em vez de pensar que coragem é um homem com uma arma na mão. Coragem é quando você sabe que está derrotado antes mesmo de começar, mas começa assim mesmo, e vai até o fim, apesar de tudo.”

Resenha de O Sol É Para Todos, um clássico escrito por Harper Lee, um livro sobre o preconceito racial nos anos de 1930 nos Estados Unidos.

Tudo vai ser narrado pelo ponto de vista da Scout, uma garotinha com uma personalidade extremamente forte, de mais ou menos 6 anos que ao passar da história vai ficando mais velha. Ela vai nos contar basicamente a história de sua família (pai e irmão) e infância em meados de 1935. Suas aventuras com Jem (seu irmão) e Dill (um amigo) vão nos dar muitas alegrias e nos deixar curiosos também, o que dá um toque leve ao livro.

Atticus, que é o pai de Scout, e advogado, recebe um caso bem complicado, ele precisa defender um homem negro que é acusado por ter estuprado uma mulher. O que é mais importante, é que é a acusação de um homem BRANCO contra a de um NEGRO e só, mostrando como naquela época as pessoas eram preconceituosas e racistas. A sociedade nesse livro é tão hipócrita e mesquinha, onde um sobrenome determinava o caráter e moral de uma pessoa.

Achei a relação das crianças com o pai tão bonita, percebi muito respeito e admiração por parte das crianças. O Pai nunca precisou bater neles, o que eu imagino que fosse raro para a época. E é muito bonito a forma que o pai lida com os pesares e ensina aos filhos como lidar também.

O livro é super lindo e nos trás muitos ensinamentos, e é extremamente contemporâneo, mesmo se passando na decada de 30, pois ainda vemos muito das coisas que a Harper Lee nos mostrou, nos dias de hoje.

Quando crescer, todos os dias você verá brancos ludibriando negros, mas deixe-me dizer uma coisa, e nunca se esqueça disso: sempre que um branco trata um negro desta forma, não importa quem seja ele, o seu grau de riqueza ou a linhagem de sua família, esse homem branco é lixo.”

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

10 + dezenove =