RESENHA | SIMON VS. A AGENDA HOMO SAPIENS

  • ISBN: 9788580578928
  • Autor: Becky Albertalli
  • Tradução: Regiane Winarsk
  • Ano de Lançamento: 2016
  • Número de Páginas: 272
  • Gênero: Young Adult
  • Editora: Intrínseca
  • Classificação:

    ★★★★★

  • Compre Aqui: Amazon
  • Sinopse: Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte.
    Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar.
    Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.
    Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontramos.

Resenha Simon vs Agenda Homo Sapiens

Simon vs A Agenda Homo Sapiens é um livro YA (yong adult) do tipo que te cativa nas primeiras páginas. Quando você se da conta já esta apaixonado pelos personagens e pelo enredo da história.

Resenha Simon vs Agenda Homo Sapiens

O livro vai contar a história pelo ponto de vista do Simon, um garoto de 16 anos que tem um turma de amigos bem bacana, os pais são super flexíveis e abertos, aparentemente tem uma vida legal, só que tem um detalhe, Simon é gay e ninguém a sua volta sabe, a não ser Blue, um garoto que ele conheceu através do Tumblr de fofocas da escola, com quem ele troca emails anonimamente, e que também é gay.

A partir das trocas de emails, Simon e Blue vão se conhecendo e se descobrindo. Ao passar da história você percebe como Simon, e o Blue vão se identificando e construindo sua identidade, vão amadurecendo e criando coragem para se libertar de sua própria prisão, que é não contar que é gay, é viver escondido por uma identidade que não lhe pertence só para se encaixarem em uma sociedade ainda preconceituosa em pleno ano de 2016.

Resenha Simon vs Agenda Homo Sapiens
E é claro que eles não poderiam deixar de se apaixonar né? Mesmo sem nunca terem se visto, eles possuem uma ligação tão boa.

Resenha Simon vs Agenda Homo Sapiens

Uma coisa que achei super legal no livro é o porquê do Simon não revelar que é gay. Ele não tem medo da reação dos pais e amigos, nada disso, o que o incomoda é o fato dele TER que revelar sua escolha sexual e pessoas héteros não, porque o comum é ser hétero e não homossexual?

Para falar a verdade, porque é preciso se revelar? Todo mundo deveria ser homo ou hétero e só. Ninguém deveria se explicar para ninguém. Ninguém deveria ter vergonha do que é!
Acho que essa é uma das principais mensagens que o livro passa para o leitor, mas de uma forma bem leve, tratando de assuntos sérios, como homossexualidade, bullying e preconceito. O lado que o livro te leva não é denso, traumático ou triste, muito pelo contrario, é envolvente, simples.

Resenha Simon vs Agenda Homo Sapiens

Adorei a experiência de leitura, foi meu primeiro livro com foco principal no mundo LGBT, já li alguns livros com personagens gays, mas eram secundários e nenhum era com essa visão. Foi um livro sensacional e que me fez querer ler muitos livros com esse gênero, inclusive, vocês também deveriam ler, sério!

Resenha Simon vs Agenda Homo Sapiens

O livro também é cheio de referências músicas, o que o deixa muito mais rico e fofo! Acho que vou até fazer uma playlist musical com as músicas citadas no livro, que por sinal são excelentes e depois compartilho aqui no blog com vocês ?

Um beijo ;*

Jé Cerqueira
Criadora do Contudo & Entretanto, sempre navegando em águas misteriosas em busca do Pérola Negra e louca pelo Pequeno Príncipe.
Vai vai, Grifinória!!!

5 Comentários

  1. Acabei de ler e que história fantástica! Também foi minha primeira leitura LGBT ?️‍? e estou simplesmente encantado com tudo, personagens, mensagens destacadas de forma simples e alegre e uma escrita que te prende do começo ao fim.

    Depois quero escutar a playlist, fiquei curioso com o tanto de músicas que foram citadas.

    1. Simon é só amor <3 em breve sai a playlist *---*

  2. Oi Jé, estou apaixonada por esse livro. Foi minha primeira experiência com uma história principal LGBT e amei. É realmente um livro que toca a gente haha. Adorei sua resenha e concordo que as músicas citadas são ótimas!! Beijoss

    1. O livro é incrível mesmo, não da para não se apaixonar <3
      Obrigada pelo carinho!!
      Bjs ;*

  3. Olá,
    Estou louca para ler esse livro!!!
    Já recebi indicação de varias pessoas.
    Ótima resenha!

Deixe uma resposta