Simon vs A Agenda Homo Sapiens é um livro YA (yong adult) do tipo que te cativa nas primeiras páginas. Quando você se da conta já esta apaixonado pelos personagens e pelo enredo da história.
O livro vai contar a história pelo ponto de vista do Simon, um garoto de 16 anos que tem um turma de amigos bem bacana, os pais são super flexíveis e abertos, aparentemente tem uma vida legal, só que tem um detalhe, Simon é gay e ninguém a sua volta sabe, a não ser Blue, um garoto que ele conheceu através do Tumblr de fofocas da escola, com quem ele troca emails anonimamente, e que também é gay.
A partir das trocas de emails, Simon e Blue vão se conhecendo e se descobrindo. Ao passar da história você percebe como Simon, e o Blue vão se identificando e construindo sua identidade, vão amadurecendo e criando coragem para se libertar de sua própria prisão, que é não contar que é gay, é viver escondido por uma identidade que não lhe pertence só para se encaixarem em uma sociedade ainda preconceituosa em pleno ano de 2016.
E é claro que eles não poderiam deixar de se apaixonar né? Mesmo sem nunca terem se visto, eles possuem uma ligação tão boa.
Uma coisa que achei super legal no livro é o porquê do Simon não revelar que é gay. Ele não tem medo da reação dos pais e amigos, nada disso, o que o incomoda é o fato dele TER que revelar sua escolha sexual e pessoas héteros não, porque o comum é ser hétero e não homossexual?
Para falar a verdade, porque é preciso se revelar? Todo mundo deveria ser homo ou hétero e só. Ninguém deveria se explicar para ninguém. Ninguém deveria ter vergonha do que é!
Acho que essa é uma das principais mensagens que o livro passa para o leitor, mas de uma forma bem leve, tratando de assuntos sérios, como homossexualidade, bullying e preconceito. O lado que o livro te leva não é denso, traumático ou triste, muito pelo contrario, é envolvente, simples.
Adorei a experiência de leitura, foi meu primeiro livro com foco principal no mundo LGBT, já li alguns livros com personagens gays, mas eram secundários e nenhum era com essa visão. Foi um livro sensacional e que me fez querer ler muitos livros com esse gênero, inclusive, vocês também deveriam ler, sério!
O livro também é cheio de referências músicas, o que o deixa muito mais rico e fofo! Acho que vou até fazer uma playlist musical com as músicas citadas no livro, que por sinal são excelentes e depois compartilho aqui no blog com vocês ?
Um beijo ;*
Este post tem 6 comentários
Acabei de ler e que história fantástica! Também foi minha primeira leitura LGBT ?️? e estou simplesmente encantado com tudo, personagens, mensagens destacadas de forma simples e alegre e uma escrita que te prende do começo ao fim.
Depois quero escutar a playlist, fiquei curioso com o tanto de músicas que foram citadas.
Simon é só amor <3 em breve sai a playlist *---*
Oi Jé, estou apaixonada por esse livro. Foi minha primeira experiência com uma história principal LGBT e amei. É realmente um livro que toca a gente haha. Adorei sua resenha e concordo que as músicas citadas são ótimas!! Beijoss
O livro é incrível mesmo, não da para não se apaixonar <3
Obrigada pelo carinho!!
Bjs ;*
Olá,
Estou louca para ler esse livro!!!
Já recebi indicação de varias pessoas.
Ótima resenha!
Muito bom! Amei <3