Metas Literárias para 2017

livro luzes

Olá pessoal, hoje vim contar um pouquinho sobre minhas metas de leitura nesse ano (2017).

Ano novo, ”vida nova”, expectativas novas não é mesmo? Sempre que o ano está no finalzinho sempre nos pegamos fazendo planos e metas para o próximo ano que está para chegar, mas muitas vezes esses planos vão pro brejo né? Por exemplo:

– Nossa esse ano eu vou fazer dieta e começar academia! Dai chega a ceia de Ano Novo e você pensa: ahh hoje pode, só hoje. No dia seguinte: Um churrasquinho não faz mal para ninguém! E assim vamos nos sabotando o resto do ano inteiro.

Para isso não acontecer comigo, decidi fazer esse post para sempre que bater aquela ressaca literária, ou eu mesma querer me sabotar, eu tenha algo concreto e um compromisso público hahaha que se eu não cumprir vou é passar uma bela de uma vergonha.

A minha idéia para 2017 é:

  • Goodread 2017 Reading Challenge:

Esse é o famoso desafio do Goodreads que consiste em você colocar a quantidade de livros que você deseja ler no ano de 2017. É um desafio, mas que para mim significa mais uma meta do que um desafio em si. Ano passado eu coloquei que queria ler 25 livros, porém foi um ano bem turbulento na minha vida, tinha TCC, estágio obrigatório e tudo mais, acabei diminuindo essa meta para 19 livros porque sabia que 25 não ia rolar, acabei lendo 20 livros em 2016. Achei bem ok pelo taaanto de coisas que eu fiz naquele ano, sendo assim esse ano resolvi colocar uma meta de 30 livros, 5 livros á mais do que eu pretendia para 2016.

Clique aqui para dar uma olhadinha em como anda essa meta.

O Skoob é a rede social de leitores do Brasil (assim como o Goodreas, que no caso é inglês), nele você também consegue colocar suas metas para aquele ano, porém não é em numero, e sim em quais livros você pretende ler. No meu caso, coloquei 26 livros que eu não posso deixar de ler esse ano. Sabe aqueles livros que você fica procrastinando todo ano para ler? Então, são esses mesmo que coloquei como meta do skoob.

Clique aqui para dar uma olhadinha nos escolhidos.

  • Projeto Lendo Harry Potter

Sim, eu ainda não li todos os livros do Harry. Sou super fã dessa série, mas minha infância foi construída apenas com os filmes :/ Já li os 4 primeiros livros, então esse ano eu pretendo ler todos os outros restantes, que são: Harry Potter e a Ordem da Fênix, Harry Potter e o Enigma do Príncipe e Harry Potter e as Relíquias da Morte.
Se você, assim como eu ainda não leu a série toda, ou pretende reler, esse projeto é para você também. Estão super convidados a lerem comigo, vou adorar saber o que vocês estão achando *–*
Aproveita e me segue lá no Skoob e Goodreads para saber quando e o que eu estou achando dessas leituras.

Livros Harry Potter

  • Projeto Lendo It, A Coisa

Esse projeto é um tanto inusitado para mim porque sou super medrosa, nunca li livros de terror, e também nunca li nada do Stephen King. Então para quebrar esses tabus, em conjunto com o Canal André Jorge Jr , criamos o Lendo It. Como muitos sabem, o livro é um belo de um calhamaço, tendo ai suas 1103 páginas. Estamos preparando tudo sobre o projeto, e assim que estiver tudo pronto nós vamos compartilhar com vocês, mas a previsão é para o final do mês de Fevereiro.

It a Coisa Stephen King

  • Projeto Lendo Clássicos

Mais um projeto pessoal que eu gostaria de colocar em pratica. Eu acredito que os livros clássicos nos proporcionam uma bagagem enorme de conhecimentos, eu pelo menos adoro saber como eram as pessoas em determinadas épocas, como eram os costumes e a forma de pensar, mesmo tendo lido poucos clássicos eu adoro! Então esse ano quero ler mais clássicos, pelo menos 5 livros.

  • The Rory Gilmore Reading Challenge

No final de 2016 eu comecei a assistir o seriado Gilmore Girls e fiquei viciada, na série temos a personagem Rory Gilmore, uma menina apaixonada por leitura. Ao longo dos episódios vários livros são mencionados, então fui procurar sobre e encontrei esse desafio, que consiste em ler todos os livros citados na série inteira. O site brasileiro da série gilmoregirls.com.br listou os 340 livros mencionados, e o site List Challenges (um site recheado de listas interativas de todos os gostos) também listou esses livros, e lá você consegue interagir, assinalando todos os livros lidos, vendo outras pessoas que participam e tudo o mais. Para mim esse desafio vai ser para a vida e não só para 2017.
Farei um post separado com todos os livros listados e os que eu ja li, para vocês sempre poderem acompanhar.

  • Projeto lendo Agatha Christie

Desde que eu comecei minha vida literária eu li Agatha Christie, lembro de na 8ª série pegar livros da biblioteca da escola, no caso os da Agatha e levar para casa para lê-los, mas como faz um tempinho eu não me lembro das histórias, então resolvi entrar para esse projeto para relembrar as histórias surpreendentes dela. Esse projeto eu vi la no canal da Duda do Book Addict, porém ela esta lendo ele em ordem cronológica, e como eu não tenho todos os livros, resolvi dar uma burladinha e ler com os que eu tenho mesmo, sem falar também que ela começou esse projeto em 2016 então eu estaria bem atrasada para começar na ordem cronológica, mas sempre que ela for ler um livro que eu tenho, vai ser o mesmo que eu irei escolher. Sem falar que esse é um projeto para a vida haha até porque a Agatha tem mais de 80 livros publicados.
Então se você se interessou por esse projeto, bora lá, a Duda convidou todo mundo <3

Livros Agatha Christie

  • Projeto Lendo Nacionais

Vendo minhas leituras dos anos anteriores percebi que quase não li livros de autores nacionais, acho que isso acontece com bastante frequência com todo mundo, pois o mundo editorial sempre divulga mais os livros estrangeiros, uma pena porque existem muitos livros bons e nacionais então para tentar mudar isso, coloquei na minha cabeça que tenho que ler mais nacionais esse ano, e é isso que vou fazer. Vai ser um pouco complicado pois a maioria dos livros que eu tenho são estrangeiros, mas na medida do possível tentarei comprar mais nacionais.

Bom acho que é isso que eu desejo para 2017, e pelo visto o ano vai ser bem cheio, porém completo. Espero que em 2018 eu leia esse post e me orgulhe de ter cumprido as metas propostas hahaha

livro luzes

Um beijo ;*

 

Jé Cerqueira
Criadora do Contudo & Entretanto, sempre navegando em águas misteriosas em busca do Pérola Negra e louca pelo Pequeno Príncipe.
Vai vai, Grifinória!!!

3 Comentários

  1. To contigo no projeto Harry Potter! Fiz ao contrário, li os 3 últimos primeiro hahahahahaha

    1. hahahahah então bora reler todos!!!

  2. Olá! Você deixou um recado no skoob e vim dar uma olhada. Adorei o layout, muito fofo!! Vou checar de vez em quando para ver suas resenhas. 🙂
    Boa sorte com as metas literárias!

Deixe uma resposta